O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) disponibiliza um Serviço de Tradução Telefónica (STT) para ajudar a ultrapassar a barreira da língua, uma das grandes dificuldades sentidas pelos imigrantes na sua relação com os serviços em Portugal.
Este serviço coloca em conferência telefónica, o técnico da instituição prestadora de serviços, um tradutor e o imigrante.
Está disponível gratuitamente (o cliente só paga a chamada telefónica), todos os dias úteis, entre as 09:00h e as 19:00h, através da Linha de Apoio ao Migrante - 808 257 257 - se ligar a partir da rede fixa, custo de chamada local e 218 106 191 - se ligar a partir da rede móvel.
Neste serviço encontram-se disponíveis 60 tradutores/as selecionados/as para 53 idiomas/dialetos:
Albanês, Alemão, Árabe, Azerbaijano, Balanta, Bangla, Bérbere, Bósnio, Búlgaro, Checo, Chinês Mandarin, Chinês Quingtian, Chinês Wenzhou, Chinês Xangai, Crioulo (Cabo Verde), Crioulo (Guiné Bissau), Croata, Dari, Djola, Espanhol, Farsi, Francês, Georgiano, Grego, Guarani (Paraguai), Gujarati, Hindi (Índia), Holandês, Húngaro, Ibo – Nigéria, Inglês, Ioruba (Nigéria), Italiano, Japonês, Kincongo (R.Congo), Lingala - R.Congo, Lituano, Macedónio, Mandinga, Nepalês, Olof, Persa, Pidgin English, Polaco, Punjabi, Romeno, Russo, Sérvio, Sonrai, Tetum, Turco, Ucraniano, Urdu.
Modo de funcionamento:
1. O cliente (instituição ou imigrante) liga para a Linha de Apoio ao Migrante (808 257 257) através da rede fixa (ou 21 8106191 através da rede móvel) e solicita o acesso ao serviço de tradução telefónica.
2. A chamada é de imediato transferida para o operador do STT, que pede as seguintes informações:
- Nome da instituição/ serviço (se for o caso)
- Nome do cliente
- Telefone do cliente
- Idioma requerido
- Data e hora pretendida para o serviço de tradução telefónico (caso não se trate de uma tradução imediata)
3. O operador recebe a chamada e, com base no pedido do cliente consulta o banco de tradutores neste âmbito:
Se o pedido requerer o serviço de imediato:
- Se houver disponibilidade de tradutor, é estabelecida a ligação, colocando em conferência telefónica o tradutor e o cliente (se este entender pode pedir para juntar à conferência telefónica o imigrante, dando para tal o telemóvel do mesmo ou outro número fixo).
- Se não houver disponibilidade de tradutor, o operador agenda o serviço para uma hora compatível com a disponibilidade da bolsa de tradutores, adiando-se assim o serviço para essa hora.
- Se o pedido for para agendar, é verificada a disponibilidade da bolsa de tradutores e é feita a marcação. Na hora agendada, o cliente liga, o operador coloca-o em espera, contacta o tradutor e cria uma conferência entre ambos.
4. O operador do Serviço de Tradução Telefónica mantém-se em linha até ao final da conferência, garantindo a boa execução do serviço.
5. No final da conferência o operador faz um breve questionário de qualidade ao cliente. É importante salientar que tanto o Operador como os Tradutores encontram-se obrigados à estrita observância do segredo profissional, não podendo divulgar a quem quer que seja qualquer informação obtida no decorrer da tradução, conforme carta de ética subscrita pelos próprios.